quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Mal por Mal

Já sou quem tu queres que eu seja:
tenho emprego e uma vida normal.
Mas quando acordo e não sei
quem eu sou, quem que tornei
eu começo a bater mal ...
O teu bem faz-me tão mal.

Já me enquadro na tua estrutura,
não ofendo a tua moral,
Mas quando me impões o " teu bem"
e eu ainda o sinto aquém,
o teu bem faz-me tão mal,
O teu bem faz-me tão mal





Muito obrigada Piolha pelo CD :) Beijo grande

domingo, 26 de outubro de 2008

o meu país inventado


Esta semana andei a ler um livro da Isabel Allende - O Meu País Inventado.

Isabel Allende sempre foi uma das minhas escritoras favoritas, gosto da maneira como escreve, como nos conduz para outras épocas e nos conta o modo de vida dessa gente. Bons exemplos disso são Inês da Minha Alma e Retrato a Sépia, sem nos esquecermos do seu livro mais famoso A Casa dos Espíritos, no entanto teve 2 livros que li e que não gostei particularmente, A cidade dos Deuses Selvagens e o Reino do Dragão de Ouro.

Desta vez acertei, o livro já é de 2002, mas ficamos a saber um pouco mais sobre o Chile, a maneira de ser deste povo, os acontecimentos mais marcantes da sua história e um pouco da história pessoal e familiar de Isabel Allende.

Recomendo a quem gosta de autobiografias e história.

" Tenho uma imagem romântica do Chile congelado no começo da década de setenta. Durante anos julguei que quando voltasse a democracia tudo seria como antes, mas até essa imagem congelada era ilusória. Talvez o lugar de que tenha saudades nunca tenha existido."

Sinopse
O amor pelo Chile e uma grande nostalgia são a origem deste livro. A presença contínua do passado, o sentimento de ver-se ausente da pátria, a melancolia por essa perda, a consciência de ter sido peregrina e forasteira: em “O Meu País Inventado”, Isabel Allende recolhe toda a emoção que isso implica, e transmite-a com inteligência e humor. Analisado pelo olhar e pelas recordações da autora, o Chile torna-se num país real e simultaneamente fantástico, uma terra estóica e hospitaleira, de homens machistas e mulheres fortes, apegadas à terra. Mas, essencialmente, é o cenário da sua infância que aparece retratado: evocados com graça, aqui ganham vida de novo a sua original família, a casa dos avós, o cerimonial dos almoços, as histórias de infidelidade... e os espíritos que sempre a acompanharam. Em "O Meu País Inventado", Isabel Allende reúne todos os seus sentimentos para recriar duas histórias entrelaçadas, a do seu país e a sua própria, num tom intimista, de confissão autobiográfica poética.



sábado, 18 de outubro de 2008

D. Fernando II e Glória - A última Nau Portuguesa da Carreira da Índia



Este Sabado andei a fazer um passeio Cultural em Cacilhas , fui visitar a Fragata D. Fernando II e Glória e gostei muito :)


D. Fernando II e Glória foi construida em Damão, Índia Portuguesa e lançada à àgua em 22 de Outubro de 1843.

O navio estava preparado para receber 60 bocas de fogo e a sua guarnição variava entre 145 e 379 homens e em algumas viagens chegou a transportar mais de 600 pessoas, entre guarnição e passageiros.



Durante 33 anos fez a ligação ente Portugal e os territórios portugueses da India, cumpriu missões ao longo da costa de Moçambique e teve um papel importante como navio chefe de uma força naval que recuperou o Ambriz em Angola. Durante este periodo navegou mais de 100.000 milhas naúticas, correspondente a cinco voltas ao Mundo.



Em 1889 a D. Fernando sofreu profundas alterações para melhor servir como Escola de Artilharia Naval e em 1945 iniciou uma nova fase da sua vida como sede da Obra Social da Fragata D. Fernando, criada para recolher rapazes de fracos recursos económicos que ali recebiam istrução escolar e treino de marinha.


Em 1963, um violento incêndio destruiu o navio em grande parte, tendo permanecido encalhado no rio Tejo até 1992, data em que foi posto a reflutuar, removido e posteriormente transportado para o estaleiro Ria Marine em Aveiro.



A marinha conduziu todo o projecto de restauro do navio. Foi restaurado tal como na década de 1850, a D. Fernando é actualmente um navio museu, sendo hoje possível aos visitantes aperceberem-se com grande fidelidade como era a vida a vordo de uma fragata do séclo XIX.







Texto adaptado do site do Museu da Marinha

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

mais uma musica ....

Aqui fica uma musiquinha para recordar nos dias de Outono que se instalam lentamente....


terça-feira, 14 de outubro de 2008

Desafio das cores




Participei no desafio colorido do blog Linhas e Pontos,da Liliana de onde vou ganhar um miminho!!!! Mas para ganhar um miminho, tenho de dar continuidade ao desafio no meu blog!

Então aqui fica:
Existem 3 cores: rosa, verde e azul!
Tratam-se de surpresas para oferecer aos três primeiros comentários a esta postagem, que recebem um mimimo da cor que escolheram.
Cada pessoa só pode escolher uma cor e cada cor só pode ser escolhida uma vez... por isso, o 1º a comentar tem sempre mais vantagem hehe

Como já disse, a condição para serem presenteadas é darem continuidade a este desafio no vosso blog e fazer referência ao blog de onde aceitaram o desafio.
Participem!

sábado, 11 de outubro de 2008

Portugues Suave


"Acidentes, deslizes e enganos fazem parte da realidade. Sem eles a existência não teria metade da graça. São sal e pimenta neste jardim à beira mar plantado, insonso e sonso em que ainda vivemos.

É a nossa natureza, português sempre suave, aconteça o que acontecer"



Português Suave foi o 3º livro que li de Margarida Rebelo Pinto, o 1º foi o Sei Lá e depois Não há coincidências.

Quanto aos dois primeiros confesso que os achei fúteis, com personagens demasiado fúteis e uma linguagem com demasiada asneiras, não que eu seja pudica, nada disso... apenas não me apetece ler um livro com cinco ou seis asneiras por frase....

Quanto ao Português Suave surpreendeu-me pela positiva, em todo o livro só há duas ou três asneiras lolol além disso gostei das personagens bem construídas, da forma como vão narrando a história desta família e como pessoas que crescem no mesmo meio e com o mesmo tipo de educação podem ter formas tão diversas de lidar com problemas semelhantes.

Sinceramente gostei do livro.

"Confesso que cheguei a invejar-lhes a vida organizada e ordeira, os filhos sossegados e disciplinados, aquele modelo muito burguês, muito português suave, a que o Alexandre O'Neill chamava a alegria sonâmbula, a vírgula maníaca do modo funcionário de viver, tão morno, tão brando, tão baseado nas aparências e em tudo como deve ser, porque o parecer está ainda e sempre acima do ser, e o dever, acima do prazer, do sentir, de tudo."

Sinopse

Temos de enfrentar os nossos fantasmas...pelo menos uma vez na vida.
Na década de quarenta, Mercês Perestrello é dada como louca e afastada dos seus filhos. Nos anos sessenta, as gémeas Maria Teresa e Maria Luísa seguem caminhos opostos em busca da (mesma) felicidade. Quarenta anos depois, as primas Leonor e Naná desvendam segredos nunca antes imaginados. São três gerações de mulheres a desafiar os brandos costumes, mas apenas uma a descobrir a verdade.
Num país em que a prudência aconselha a seguir a máxima uma coisa de que não se fala não existe, a vontade de subverter todas as regras irá mudar o destino de uma família.

domingo, 5 de outubro de 2008

Algumas leis ...

Esta semana andei entretida com um livro engraçado :) As Leis de Murphy para o ano 2000. Sim admito, ando 8 anitos atrasada, mas vejam como são actuais :)

Princínpio da Peça Sobressalente

Nunca se sabe para que serve cada peça sobressalente, até se deitar precisamente essa para o lixo.

Lei da Ofícina

Se só tivermos um prego, entrotá-lo-emos :)

Lei de Potter

Os rumores só ganham credibilidade depois de serem oficialmente negados.

Lei de Sid

Não se podem ganhar todas as tacadas quando não se ganha a primeira.

Lei de Wolinski

O trabalho de equipa consite em perder metade do tempo a explicar aos outros o que estão a fazer errado.

Lei de Hunter

Por muito aldrabões que sejam, todos os políticos se consideram honrados.


Primeira regra da escavação


Se estiver num buraco, não escave mais :)

Lei de Murphy

Se algo pode correr mal, correrá mal