segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Restauração da Indepedência



O desaparecimento de D. Sebastião (1557-1578) na batalha de Alcácer-Quibir, apesar da sucessão do Cardeal D. Henrique (1578-1580), deu origem a uma crise dinástica.

Nas Cortes de Tomar de 1581, Filipe II de Espanha é aclamado rei, jurando os foros, privilégios e mais franquias do Reino de Portugal.





Durante seis décadas Portugal ficou privado de rei natural, sob o que se tem designado por "domínio filipino".

No dia 1 de Dezembro de 1640, eclodiu por fim em Lisboa a revolta,liderada pelo duque de Bragança (D. João V - na foto) imediatamente apoiada por muitas comunidades urbanas e concelhos rurais de todo o país, levando à instauração da Casa de Bragança no trono de Portugal.



O esforço nacional foi mantido durante vinte e oito anos, com o qual foi possível suster as sucessivas tentativas de invasão dos exércitos de Filipe III e vencê-los nas mais importantes batalhas, assinando o tratado de paz definitivo em 1668. Esses anos foram bem sucedidos devido à conjugação de diversas vertentes como a coincidência das revoltas na Catalunha, os esforços diplomáticos da Inglaterra, França, Holanda e Roma, a reorganização do exército português, a reconstrução de fortalezas e a consolidação política e administrativa.


Mas História à parte.... o que é bom mesmo é que HOJE É FERIADO :)


2 comentários:

Manuela Caeiro disse...

Tânea, cá estou de novo.... curiosa de saber como tem evoluído o teu blogue... rico de leituras, de História, de música...
Já agora, ligado ao 1º de Dezembro está D. João IV (não V)...
E... até à vista!
Uma boa semana (mais curtinha, que bom)!

Tanea disse...

Upss...faltou-me o I atrás do V :) Obrigada :)