terça-feira, 23 de março de 2010


Autora: Lisa See
Editora: Bizâncio


Raparigas de Xangai conta a história de duas irmãs, a forma como fugiram da guerra, como sobreviveram e lutaram por uma vida melhor.

Apesar do sofrimento, da dor, dos segredos e rancores que escondem as irmãs Pearl e May são sempre muito próximas, ligadas por laços familiares e psicológicos que lhes permitem integrar-se num mundo hostil e em constante transformação.

Sinopse

Em 1937, Xangai era a Paris da Ásia. Duas jovens irmãs, Pearl e May Chin, gozam a época dourada das suas vidas, graças à fortuna do pai. Um dia, porém, o pai anuncia que perdeu toda a fortuna na mesa de jogo, e que, para pagar as dívidas, as vendeu como esposas a compatriotas endinheirados que vieram da Califórnia à procura de noivas chinesas. Já com as bombas japonesas a caírem sobre a sua amada cidade, Pearl e May embarcam na viagem das suas vidas rumo à América. Recomeçam a vida tentando encontrar o amor junto dos estranhos com quem se casaram. Divididas entre o fascínio de Hollywood e os antigos modos de vida e as regras de Chinatown, esforçam-se por aceitar a vida americana. Pearl e May são amigas inseparáveis; porém, como todas as irmãs, nutrem, também, uma pela outra, invejas e rivalidades mesquinhas. Enfrentam sacrifícios terríveis, fazem escolhas impossíveis e partilham um segredo devastador, capaz de mudar as suas vidas.

Críticas de imprensa
«Um livro sobre a sobrevivência e sobre a dimensão dos sacrifícios que podemos suportar por aqueles que amamos. Um relato comovente das dificuldades sentidas pelos emigrantes. Uma obra rica em detalhes, uma linguagem cativante, que nos prende desde a primeira página.»
Publishers Weekly

2 comentários:

Maria Eugenia Ponte disse...

Olá, Tanea, dá um saltinho ao meu blogue, deixei lá um "miminho" para ti.
É um miminho e uma brincadeira, em simultaneo...
Bom fim de semana, beijinhos,
Gena

PedroTavares disse...

http://www.eco-gama.blogspot.com

Este é o projecto que anda a decorrer na minha escola. Precisamos de seguidores, de dinamizá-lo ainda mais. Se puderes apenas segui-lo, agradecíamos imenso! =)