"Acidentes, deslizes e enganos fazem parte da realidade. Sem eles a existência não teria metade da graça. São sal e pimenta neste jardim à beira mar plantado, insonso e sonso em que ainda vivemos.
É a nossa natureza, português sempre suave, aconteça o que acontecer"
Português Suave foi o 3º livro que li de Margarida Rebelo Pinto, o 1º foi o Sei Lá e depois Não há coincidências.
Quanto aos dois primeiros confesso que os achei fúteis, com personagens demasiado fúteis e uma linguagem com demasiada asneiras, não que eu seja pudica, nada disso... apenas não me apetece ler um livro com cinco ou seis asneiras por frase....
Quanto ao Português Suave surpreendeu-me pela positiva, em todo o livro só há duas ou três asneiras lolol além disso gostei das personagens bem construídas, da forma como vão narrando a história desta família e como pessoas que crescem no mesmo meio e com o mesmo tipo de educação podem ter formas tão diversas de lidar com problemas semelhantes.
Sinceramente gostei do livro.
"Confesso que cheguei a invejar-lhes a vida organizada e ordeira, os filhos sossegados e disciplinados, aquele modelo muito burguês, muito português suave, a que o Alexandre O'Neill chamava a alegria sonâmbula, a vírgula maníaca do modo funcionário de viver, tão morno, tão brando, tão baseado nas aparências e em tudo como deve ser, porque o parecer está ainda e sempre acima do ser, e o dever, acima do prazer, do sentir, de tudo."
Sinopse
Temos de enfrentar os nossos fantasmas...pelo menos uma vez na vida.
Na década de quarenta, Mercês Perestrello é dada como louca e afastada dos seus filhos. Nos anos sessenta, as gémeas Maria Teresa e Maria Luísa seguem caminhos opostos em busca da (mesma) felicidade. Quarenta anos depois, as primas Leonor e Naná desvendam segredos nunca antes imaginados. São três gerações de mulheres a desafiar os brandos costumes, mas apenas uma a descobrir a verdade.
Num país em que a prudência aconselha a seguir a máxima uma coisa de que não se fala não existe, a vontade de subverter todas as regras irá mudar o destino de uma família.