terça-feira, 9 de setembro de 2008

Depois de Tu Partires

"O que devemos fazer com todo o execesso de amor que sentimos por alguém, se essa pessoa já não está cá? O que é que acontece a todo esse excedente de amor? Devemos suprimi-lo? Devemos ignorá-lo? Devemos dá-lo a outra pessoa qualquer?"

Depois de tu partires é um romance envolvente que nos toca na alma.

Através do "jogo" presente passado a história de Alice, uma jovem viúva, e da sua familia, vai sendo revelada com situações de amor, humor e tragédia. Revelando aos pouco os segredos de familia guardados durante décadas.

" O que posso dizer acerca do tempo que passámos nas vidas um do outro? Que fomos felizes. Que raramente nos separávamos. Que por vezes, eu tinha aquele sentimento vertiginoso e excepcional de conhecer outra pessoa tão bem que quase podemos perceber como seria ser essa pessoa. Que nunca me tinha sentido incompleta antes de o conhecer, mas que, com ele, me sentia terminada. Completa."


Sinopse
:

A surpreendente estreia literária de Maggie O’Farrell, com o romance Depois de Tu Partires, recebeu o aplauso unânime do público e da crítica, e conquistou-lhe o Betty Trask Award.

É um romance apaixonante, onde se reflectem, como num prisma, as múltiplas facetas do admirável talento literário da autora. Um enredo forte e complexo, brilhantemente construído, é a estrutura arquitectónica que sustenta uma tempestade histórica de amor e perda, de impressionante densidade psicológica e emocional, que só uma escrita de rara beleza e luminosidade é capaz de exprimir em toda a sua força evocativa.

Num gélido dia de finais de Outono, Alice, uma jovem viúva, precipita-se numa súbita viagem a Edimburgo para visitar as irmãs, mas, pouco tempo depois de desembarcar na estação de comboios, vê algo que nunca deveria ter visto, algo que vem abalar gravemente a sua estrutura psicológica.
Horas depois, Alice está numa cama de hospital, em coma. A partir deste ponto, ao sabor dos diferentes estados de semiconsciência que Alice vai atravessando, desenrola-se toda a intriga, num contínuo movimento entre passado e presente que nos vai revelando como pode ser vasto, imenso, o opaco continente do não-dito, dos mais secretos e obscuros recantos do universo familiar. Lentamente, como numa sedutora dança dos véus, vão sendo desveladas as muitas camadas de silêncios e mentiras que durante décadas ocultaram a verdade última alojada no íntimo daquela família.

Alvo da aclamação mundial, Depois de Tu Partires é uma narrativa envolvente e trágica, a que não são contudo alheios o humor, a poesia e a generosidade.

4 comentários:

Anônimo disse...

Agora fiquei mesmo arrependida de ter desistido do ring! :(

Pedro disse...

Não conhecia o livro, e talvez não seja o que procuro, mas parece ser lindo e envolvente... Triste?

Gostei da opinião...

Tanea disse...

Piolha...podes passar para o fim da lista e não desistir do ring, falo com a lilicas :)

Pedro, sim o livro é triste...mas mesmo assim vale a pena :)

Anônimo disse...

Sim Tanea!!! Depois de ler o teu blog, não resisti e mandei uma PM a liliana para me passar para o fim!!! ;) Obrigada!!